Astrolábio Ateliê et Galeria » Musicolabore: 5 de julho das 19:30h às 22:30h. Vivências sonoras, auditivas e rítmicas. com Fernando Filippi e Monica Maffei. Adesão: R$60

Musicolabore: 5 de julho das 19:30h às 22:30h. Vivências sonoras, auditivas e rítmicas. com Fernando Filippi e Monica Maffei. Adesão: R$60

Astrolábio Ateliê et Galeria

Rua Maria Leonete da Silva Nóbrega, 126
Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
Fone 11 38620558

Desfrute ainda mais do Astrolábio

Vivencie sua própria musicalidade a partir da experiência com canto, ritmos e instrumentos musicais de simples manuseio, empregando-os em atividades interativas por um caminho de criatividade e integração em grupo. A primeira parte é composta de um aquecimento com  canções e exercícios rítmicos.  A segunda parte, a ênfase se dá na sensibilização auditiva, com exercícios de grande sutileza e delicadeza. Na terceira parte, com a introdução dos poemas Haicai na atividade musical, a aproximação entre diferentes caminhos de expressão faz resultar uma rica vivência da experiência artística e do encontro pessoal e do grupo.

Trajetória dos facilitadores da experiência

 ♠ MÔNICA LEONIAFFEI é musicista, pedagoga e flautista, iniciou seus estudos de música no conservatório de Tatuí. Cursou bacharelado em flauta transversal na FAP-Arte em São Paulo, fez seu mestrado em pedagogia musical e o curso de pedagogia Waldorf em Frankfurt, Alemanha. Participou do primeiro grupo do curso Antropomusica e fez o curso para líderes facilitadores da Adigo. Professora de musicalização, flautas e voz, oferece também oficinas para jovens e adultos onde elabora um trabalho de sensibilização sensorial e criativa através da participação ativa musical do grupo com instrumentos de fácil manuseio e canto. Trabalha como consultora e facilitadora no Instituto OuvirAtivo e em empresas de consultoria, como Aprendix, Avanti, Adigo, Ação Criativa, entre outras. Tem como objetivo principal o desenvolvimento do ser humano através do fazer musical.

♣ FERNANDO FILIPPI é bacharel em economia e músico, dimensão em que concentra sua atividade como cantor, guitarrista, violonista e facilitador de grupos. É professor da escola de música Companhia das Cordas desde 1997, onde ensina violão e guitarra para todas as idades. Em 2010 e 2011 foi responsável pela produção de eventos da escola e hoje dirige dois desses eventos. Como guitarrista, integrou a banda de rock autoral Maniva de 2003 a 2008, realizando shows e a gravação de um CD do grupo. Posteriormente, desenvolveu um trabalho como compositor, cantor e violonista focado em música brasileira em parceria com Bruno Vieira, também violonista. Atualmente, se especializou em guitarra blues e fundou o Skin Blues Trio, que se apresenta em bares e casas de shows de São Paulo e eventos corporativos. Em 2016 participou do curso de Facilitadores Musicais do instituto OuvirAtivo, passando a compor a equipe em 2017 como professor e facilitador,conduzindo vivências e oficinas para gruposdiversos, tanto do meio empresarial como ONGs e outros grupos.

 Nós realizamos a sessão do dia 5 de julho experimentalmente pois não foi alcançado o número mínimo de participantes (12). Atribuímos esse fato ao feriado prolongado que se estendeu até o dia 9 de julho e assim sendo, muitas pessoas cancelaram a participação pois tiveram uma inesperada oportunidade para viajar.

Vivenciei a experiência, como curador do Astrolábio, e pude perceber as qualidades dos condutores da oficina, Mônica e Fernando, assim como conhecer todo o material que é apresentado – instrumentos de percussão de rara beleza e magníficas sonoridades nos conduzem a experiências singulares com o som em diálogo interno e no grupo. Importante frisar a participação infantil de Tarsila, de 6 anos de idade e sua resposta lúdica para as proposições feitas. Muito adequado para crianças também.

Em breve ofereceremos uma nova programação com o MUSICOLABORE. Aguardem!

Algumas fotos da experiência: